BEM VINDOS

FERRAMENTAS PARA QUE LÍDERES DESENVOLVA O SEU MÁXIMO POTENCIAL, DEIXE SEU COMENTÁRIO SOBRE O QUE ESTA LENDO

16 de nov. de 2011

Construindo a Igreja


Com o que se parece uma boa igreja?


Este é o Versículo para Ser Memorizado
Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus
seja conhecida dos principados e potestades
nos céus, Efésios 3:10.


O Que É Uma Igreja?
Quer estejamos falando sobre a Igreja Universal em todo o mundo, quer estejamos nos referindo à igreja da esquina, a ‘igreja’ é sempre feita de pessoas e nunca de prédios, por melhor que eles possam ser. Nós somos a Igreja, a única ‘Casa do Senhor’.

A Importância da Igreja
A Igreja é o propósito do Pai, Efésios 3:10 A Igreja é a promessa do Filho, Mateus 16:18 A Igreja foi um resultado da chegada do Espírito Santo em Pentecostes, Atos 2:42-47 A igreja em Antioquia foi plantada por crentes comuns e foi fortalecida por homens cheios do Espírito, Atos 11:19-26
A plantação de igrejas foi um dos objetivos principais de Paulo, Atos 13; 14:23; 19; 20:17
Deus está abençoando atualmente, os novos movimentos de plantação de igrejas em todo o mundo.
Com o Que se Parece Uma Boa Igreja?
Espiritualmente, Efésios 5: 25-27 diz que a igreja é amada por Jesus e que Ele se entrega a ela com atenção absoluta. Uma boa igreja se torna santa, limpa, cheia da palavra de Deus, ideal para se apresentar a Jesus como uma noiva bela e atraente, sem mácula, rugas e manchas, sem qualquer culpa.

Por falar nisso. . .
Embora todos digam ‘Amém’ e desejem isto para sua igreja, repare que o contexto é todo sobre o casamento. “Maridos amem suas esposas,” diz Paulo, da mesma maneira que Jesus ama a Igreja e se entrega por ela, até mesmo a ponto de morrer por ela. Esta é a maneira como deveríamos amar, proteger, e alimentar nossas esposas também. Podemos fazer melhor?
Na prática, com o que se parece uma boa igreja? Veja a ilustração na próxima página. Você dirá que é uma palmeira, de fato foi chamada de ‘Uma árvore da Vida’ por um pastor africano que realmente entendeu esta revelação do Espírito Santo.
A Igreja como Uma Árvore da Vida
Raízes Invisíveis, mas profundas
Uma boa igreja tem raízes invisíveis, ocultas que se aprofundam sob a superfície, continuamente buscando a vida que somente vem através das águas da vida de Deus, e o amor e poder do Espírito Santo. Jeremias 17:7-8; Salmo 1

O Tronco dividido em três partes ascendentes:
O tronco é a parte mais visível das árvores. Ele cresce em estágios, começando quando a semente brota, e então cresce para se tornar forte, duradouro e resistente a todos os ventos.

A Base do Evangelismo
Uma boa igreja começa seu ministério visível com o evangelismo, e certamente nunca cessa de evangelizar. Sem o evangelismo constante em suas diversas formas, as pessoas continuarão em seus pecados e ignorância de Deus. Por que evangelizamos? Simplesmente porque Jesus disse que deveríamos fazê-lo. Veja Marcos 16:15,16

A Resistência da Seção Intermediária do Discipulado
Agora o tronco cresce e se torna forte para suportar o destino da árvore, que é o de produzir frutos. Sem parar por um momento de proclamar as boas novas, uma boa igreja dedicará mais tempo para transformar os novos convertidos em discípulos. Em seguida transformará aqueles discípulos em líderes, que assumirão a responsabilidade do avanço da obra de Deus. Por que cremos que o treinamento de discipulado seja tão importante? Simplesmente porque Jesus nos disse para fazermos discípulos.
Veja Mateus 28:19 e as Seções de Discipulado Básico e Avançado
A Copa – a Nobre Altura do Cuidado Pelos Pobres
Sem parar por um momento de evangelizar e fazer discípulos, uma boa igreja seguirá o exemplo de Jesus em Atos 1:1, e 10:38, fazendo o bem. Na Bíblia, Deus declara o seu amor pelos pobres e os necessitados por mais de 300 vezes. Ele espera que o seu corpo, a igreja, seja Suas mãos e Seus lábios afetuosos. Nem todos são chamados para pregar ou liderar, mas cada crente pode demonstrar a misericórdia de Deus aos pobres, particularmente às viúvas e às crianças. A assistência aos pobres é importante porque Jesus assim o disse. Veja Mateus 25: 34-45, Tiago 1:27, e a seção A Paixão de Deus pelos Pobres.

A folhagem Sombrosa É a Cobertura da Economia do Reino
Esta é uma questão que muitas igrejas negligenciam por sua conta e risco. Pense sobre isto. A oração e a graça de Deus, que vêm pelas raízes, são totalmente gratuitas, mas o evangelismo tem o seu custo, o discipulado custa ainda mais, e a assistência aos pobres é muito mais dispendiosa. De onde virá o dinheiro? E agora considere isto . . .
Em Atos 2: 42-47 e 4:32-35 encontramos a igreja em Jerusalém tão rica que não haviam pessoas necessitadas. Alguns anos mais tarde, a mesma grande igreja estava em tamanha pobreza que Paulo levantou ofertas para ela nas novas igrejas pela Europa. O que aconteceu?
Em Atos 6: 1-7 os líderes da igreja delegaram as questões de racismo, discriminação e finanças a sete homens gregos de boa reputação, provavelmente pregadores. Assim, os líderes não mais cuidariam das finanças. Os pregadores gostam de pregar, e não de papéis. E tristemente aquela pregação custou a vida de Estevão e depois Filipe foi para Samaria. Se os outros 5 gregos também estivessem pregando ou foram espalhados pela perseguição de Atos 8:1, quem estaria dirigindo a economia? Qualquer um? Nós não sabemos.
Os pobres certamente vinham de longe e de todas as partes, tinham ouvido que as necessidades eram supridas, eles ouviram o evangelho, receberam a Jesus e juntaram-se a igreja. As despesas cresceram, mas a receita não. A lição é clara. A menos que alguém, provavelmente não o pregador principal, tome seriamente a responsabilidade pela economia da igreja através da fé e dos trabalhos, a pobreza estará às portas. Porque administrar o dinheiro é tão importante? Simplesmente porque Jesus o disse. Veja Lucas 19:11-26, e a seção Finanças no Reino de Deus.

Fruto das Sementes nos Ventos de Deus
Uma boa igreja sempre frutificará na estação. Aquele fruto glorificará a Deus, é visto nas árvores jovens que são as igrejas filhas, nas proximidades e ao longe através das missões. Cada nova árvore tem suas próprias raízes em Deus, com evangelismo, discipulado, cobertura financeira própria e frutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário